quarta-feira, 27 de julho de 2016

STRANGER THINGS. Uma série que da aquele quentinho no coração.



Passei as últimas semanas vendo minha timeline ser bombardeada por comentários sobre Stranger Things, a nova série da Netflix. Como não sou a maior entusiasta de filmes de terror, devo dizer que não fiquei muito curiosa. Porém, se a intenção desse pessoal que bombardeia as timelines com notícias da série era convencer outras pessoas a ver, parabéns! Vocês conseguiram.
A premissa é simples. O desaparecimento misterioso de um menino intriga toda uma cidade. Em paralelo as investigações da polícia, a turma de amigos do menino desaparecido sai em busca de pistas. Com acontecimentos que variam de forças sobrenaturais a conspirações do governo sobre pesquisa, tudo acontece.


A série conseguiu me viciar convencer já nos oito primeiros minutos. Depois disso foi uma verdadeira surra de elementos que fariam qualquer um que cresceu nos anos 80\90 ter um ataque do coração. Que eu consegui contar foi, pelo menos, umas trinta referências. Começando pela fonte usada na abertura da série (praticamente idêntica à capa original do livro Trocas Macabras, de Stephen King) e passando por clássicos como E.T, Goonies, Carrie, Conta Comigo, Poltergaist, Tubarão, O Enigma do outro mundo, Predador, A hora do pesadelo, Sob a pele, Viagens alucinantes, Dublê de corpo, Janela indiscreta e mais uma infinidade de títulos.
Stranger Things conquista justamente por não contar ao espectador nenhuma novidade e fazer isso sem medo nenhum. Com direção impecável e com uma fotografia de tirar o fôlego e que consegue nos transportar para o sofá da casa da nossa avó enquanto assistíamos sessão da tarde, a série passa seu recado sem meias palavras. 
O que dizer então do elenco de Stranger Things? Vamos começar pelo fato de Winona Rider estar no elenco. No papel de Joyce, a mãe que surta com o desaparecimento do filho, ela da um show de atuação e nos faz perguntar por que diabos ficou tanto tempo longe das telas. Fora Winona, o elenco infantil guarda a série no bolso e sai correndo em suas bicicletinhas. Onde aquelas crianças estavam escondidas que nunca vi a cara delas por ai? O quarteto de meninos formado por Finn Wolfhard (Mike), Caleb McLaughlin (Lucas), Gaten Matarazzo (Dustin) e Noah Schnapp (Will) é de matar qualquer um de tanto amor e fazer muito ator marmanjo pensar em procurar uma escola de teatro para se atualizar.
Porém, a cereja do bolo de Stranger Things é Millie Brown. A interprete de Eleven é uma dessas crianças prodígio que joga na nossa cara que nascemos sem nenhum tipo de talento na vida. Com um número de falas que daria para contar nos dedos da mão e sobraria muito espaço, ela consegue passar ao espectador tudo o que ele precisa saber e mais um pouco apenas com o olhar. É impossível não se apaixonar por Eleven.
Stranger Things tem apenas oito episódios, com cerca de quarenta e três minutos cada. Vale a pena perder parte do dia para fazer uma maratona.
                                                                                                         





ELENCO
Winona Ryder - Joyce
Millie Brown  - Eleven
 Finn Wolfhard - Mike
 Caleb McLaughlin - Lucas
 Gaten Matarazzo - Dustin
 Noah Schnapp - Will
 Natalia Dyer - Nancy
 Charlie Heaton - Jonathan